Licitações como garantia de transparência, com Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini

By admin 3 Min Read
Luciula Santana Bernini

As licitações desempenham um papel fundamental na gestão de contratos e na administração pública. Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini — empresários e donos do Grupo Bernini — comentam que são essas licitações que promovem a transparência, a igualdade de oportunidades e a eficiência na seleção de fornecedores. Você sabia disso?

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o que são licitações, quais são os propósitos e a importância de seguir esse procedimento em processos de aquisição de bens e serviços. Portanto, se você ainda não tem uma ideia sobre o tema, e quer aumentar o seu repertório, ou pelo menos entender sobre a necessidade das licitações, vale a pena ler o texto até o final.

O que são licitações?

Para começar, a especialista Luciula Santana Bernini explica que as licitações são processos administrativos utilizados pela administração pública para contratar fornecedores e geração de serviços. Elas seguem regras e critérios preestabelecidos, que incluem a abertura de concorrência, a divulgação pública dos editais, a seleção de propostas e a escolha do fornecedor mais tolerante para a administração.

Transparência e combate à corrupção

Um dos principais objetivos das licitações é promover a transparência nos processos de contratação pública. Ao estabelecer regras claras e abrir a concorrência para diferentes fornecedores, evita-se o favorecimento de empresas específicas, encoraja os riscos de corrupção e desvios de recursos públicos. Depois, a realização de licitações garante a igualdade de oportunidades para empresas de diversos portes e segmentos. 

Depois, o empresário Emerson Bernini pontua que as licitações também visam garantir a eficiência na gestão dos recursos públicos. Ao selecionar o fornecedor que apresenta a melhor relação custo-benefício, a administração pública busca otimizar seus investimentos, adquirindo produtos e serviços de qualidade, por preços justos e em conformidade com as necessidades da sociedade.

Inovação e legalidade

E ao abrir espaço para a participação de diferentes empresas, as licitações estimulam a concorrência e promovem a inovação. Isso ocorre quando os fornecedores competem entre si para apresentar as melhores propostas, levando em consideração aspectos como qualidade, prazo de entrega e preços competitivos. Isso contribui para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e tecnologicamente avançadas.

Por fim, essas licitações são regidas por leis e normas específicas, o que confere maior segurança jurídica aos processos de contratação pública. Os fundadores do Instituto Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, assinalam que, ao seguir essas diretrizes, a administração pública evita questionamentos legais e contenciosos, assegurando a conformidade e a permissão dos contratos. 

Bom, esses foram apenas alguns dos aspectos que definem o que são licitações. Mas e você, já tinha ouvido falar sobre o tema?

Share This Article
Leave a comment